Programação dos Grupos de Trabalho

Programação dos GTS

1. Estado e Políticas Públicas

Coordenadores: Ricardo Borges e Luís Felipe Andrade

Ementa: O presente grupo de trabalho pretende promover uma discussão sobre o papel do Estado e sua relação com as políticas públicas em âmbito regional, nacional e latino-americano. Serão considerados estudos que versem sobre o panorama e o impacto sociopolítico das experiências no contexto nacional, o desenho institucional e os mecanismos políticos que envolvem a construção da agenda das políticas públicas, bem como a realidade das políticas públicas no contexto dos países latino-americanos em comparação com o Brasil.

2. Instituições

Coordenadores: Gabriela Tarouco e Mariana Batista

Ementa: O Grupo de Trabalho “Instituições políticas” busca reunir pesquisadores que tenham como tema de pesquisa as diversas instituições políticas, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os sistemas partidários e eleitorais, o Ministério Público, as agências reguladoras e demais instituições nacionais e internacionais, nos níveis municipal, estadual e federal. Tem-se por foco análises da dinâmica interna das instituições, suas inter-relações e também a interação com o ambiente e com grupos externos.

3. Teoria Política

Coordenadores: Assis Brandão e Isabel Meunier

Ementa: O Grupo de Trabalho “Teoria Política” busca reunir pesquisadores que tenham como tema de pesquisa autores e temas clássicos e contemporâneos da Teoria Política. Estudos sobre os autores e temas clássicos, basilares, da Teoria Política, são muito bem-vindos, em formas as mais diversas: estudos de tema ou temas específicos em um autor, estudo de tema ou temas, de forma comparativa, em autores, estudos histórico-contextuais do pensamento político de um autor ou autores, estudos interpretativos, sob os mais diversos focos, de tema ou autores, etc. Tudo isso é válido igualmente para os estudos no âmbito da Teoria Política Contemporânea.

4. Organizações Internacionais

Coordenadores: Marcelo Medeiros e Mariana Hipólito

Ementa: Dada a crescente importância do tema em um cenário mundial cada vez mais globalizado, o Grupo de Trabalho “Organizações Internacionais” tem por objetivo reunir pesquisadores cujo objeto de pesquisa seja direta ou indiretamente vinculado a temas que envolvam as principais organizações internacionais, sobretudo o Mercosul e a União Européia. Tem-se por intenção a análise de tópicos como (i) as diversas formas de atuação e interação destas organizações; (ii) as diversas formas de cooperação dentro das próprias organizações. Espera-se desenvolver com o Grupo de Trabalho uma discussão que contribua para o aprofundamento da temática entre os participantes, bem como para os seus futuros trabalhos na área.

5. Economia Política Internacional

Coordenadores: Marcos Costa Lima e Manuella Donato

Ementa: O Grupo de Trabalho “Economia Política Internacional” (EPI) busca reunir pesquisadores que tratem das interações entre os fenômenos econômicos e políticos no âmbito internacional. Neste sentido, as análises acerca da atual arquitetura econômico-financeira mundial;  as discussões teóricas no campo da EPI; as experiências de integração econômica internacional e da globalização das relações econômicas; o estudo econômico-político dos continentes; os estudos comparados entre os processos desenvolvimento de Países; as esferas multilaterais da OMC, FMI, OCDE e organismos das Nações Unidas, como a UNCTAD e a ILO,   integram este campo que, em última instância, tem como enfoque as relações entre riqueza , poder e o bem estar das populações.

6. Segurança e Defesa

Coordenadores: Paulo Kuhlman e Augusto Wagner

Ementa: O Grupo de Trabalho “Segurança e Defesa” busca reunir pesquisadores que compartilhem da agenda de pesquisa sobre segurança internacional e defesa nacional. Eventos como o fim do período bipolar da guerra fria, a emergência do terrorismo transnacional e a transformação do tipo dos conflitos e do treinamento e organização das forças armadas no mundo contemporâneo são alguns fatos que chamam atenção para a necessidade de se desenvolver teórica e empiricamente os estudos de defesa e segurança internacional no Brasil. Ademais, tendo esta temática ressurgido no debate público nacional, se faz necessário fomentar o debate acadêmico e o conhecimento científico sobre esses campos de saber. No grupo de trabalho em apreço, tem-se por foco análises sobre teorias de segurança internacional e defesa, Novas Gerações de Conflito e Guerra Irregular, transformação do papel das forças armadas, segurança regional, instituições/organizações de segurança, geopolítica, estudos estratégicos e economia de defesa.

7. Marketing Político, Comportamento eleitoral Eleitoral e Opinião Pública

Coordenadores: Erinaldo Ferreira do Carmo / Marconi Aurélio e Silva

Ementa: O grupo de trabalho Marketing político, comportamento eleitoral e opinião pública é um espaço voltado à promoção e debate de pesquisas acadêmicas sobre campanhas políticas e eleitorais e sua relação com o comportamento do eleitor, bem como sobre a relação entre comunicação e política. Serão considerados os trabalhos que abordem o tema e relacionem seus efeitos na conjuntura política local, regional ou nacional, considerando experiências analisadas a partir da observação: do uso das mídias (impressas, digitais ou audiovisuais) na comunicação política; da cobertura realizada pelo jornalismo político; das estratégias utilizadas pelo marketing político; da atuação dos institutos de pesquisa; e, das campanhas partidárias, eleitorais e governamentais propriamente ditas.

8. Métodos em Ciência Política e Relações Internacionais

Coordenadores: Liliana Froio e Dalson Brito

Ementa: O principal objetivo do grupo de trabalho é incentivar o debate sobre métodos e técnicas disponíveis na produção de pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais. Convidamos pesquisadores interessados em discutir as diferentes possibilidades epistemológicas, ontológicas e metodológicas de ambas as áreas a submeterem seus papers. Trabalhos sobre as potencialidades e limites dos diversos procedimentos de pesquisa, técnicas quantitativas e qualitativas, métodos mistos, teoria dos jogos, estatística Bayesiana, simulação computacional, utilização de softwares, desenho de pesquisa, entre outros são alguns dos temas de interesse.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.