Programação dos Grupos de Trabalho

Programação dos GTS

1. Estado e Políticas Públicas

Coordenadores: Ricardo Borges e Luís Felipe Andrade

Ementa: O presente grupo de trabalho pretende promover uma discussão sobre o papel do Estado e sua relação com as políticas públicas em âmbito regional, nacional e latino-americano. Serão considerados estudos que versem sobre o panorama e o impacto sociopolítico das experiências no contexto nacional, o desenho institucional e os mecanismos políticos que envolvem a construção da agenda das políticas públicas, bem como a realidade das políticas públicas no contexto dos países latino-americanos em comparação com o Brasil.

2. Instituições

Coordenadores: Gabriela Tarouco e Mariana Batista

Ementa: O Grupo de Trabalho “Instituições políticas” busca reunir pesquisadores que tenham como tema de pesquisa as diversas instituições políticas, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os sistemas partidários e eleitorais, o Ministério Público, as agências reguladoras e demais instituições nacionais e internacionais, nos níveis municipal, estadual e federal. Tem-se por foco análises da dinâmica interna das instituições, suas inter-relações e também a interação com o ambiente e com grupos externos.

3. Teoria Política

Coordenadores: Assis Brandão e Isabel Meunier

Ementa: O Grupo de Trabalho “Teoria Política” busca reunir pesquisadores que tenham como tema de pesquisa autores e temas clássicos e contemporâneos da Teoria Política. Estudos sobre os autores e temas clássicos, basilares, da Teoria Política, são muito bem-vindos, em formas as mais diversas: estudos de tema ou temas específicos em um autor, estudo de tema ou temas, de forma comparativa, em autores, estudos histórico-contextuais do pensamento político de um autor ou autores, estudos interpretativos, sob os mais diversos focos, de tema ou autores, etc. Tudo isso é válido igualmente para os estudos no âmbito da Teoria Política Contemporânea.

4. Organizações Internacionais

Coordenadores: Marcelo Medeiros e Mariana Hipólito

Ementa: Dada a crescente importância do tema em um cenário mundial cada vez mais globalizado, o Grupo de Trabalho “Organizações Internacionais” tem por objetivo reunir pesquisadores cujo objeto de pesquisa seja direta ou indiretamente vinculado a temas que envolvam as principais organizações internacionais, sobretudo o Mercosul e a União Européia. Tem-se por intenção a análise de tópicos como (i) as diversas formas de atuação e interação destas organizações; (ii) as diversas formas de cooperação dentro das próprias organizações. Espera-se desenvolver com o Grupo de Trabalho uma discussão que contribua para o aprofundamento da temática entre os participantes, bem como para os seus futuros trabalhos na área.

5. Economia Política Internacional

Coordenadores: Marcos Costa Lima e Manuella Donato

Ementa: O Grupo de Trabalho “Economia Política Internacional” (EPI) busca reunir pesquisadores que tratem das interações entre os fenômenos econômicos e políticos no âmbito internacional. Neste sentido, as análises acerca da atual arquitetura econômico-financeira mundial;  as discussões teóricas no campo da EPI; as experiências de integração econômica internacional e da globalização das relações econômicas; o estudo econômico-político dos continentes; os estudos comparados entre os processos desenvolvimento de Países; as esferas multilaterais da OMC, FMI, OCDE e organismos das Nações Unidas, como a UNCTAD e a ILO,   integram este campo que, em última instância, tem como enfoque as relações entre riqueza , poder e o bem estar das populações.

6. Segurança e Defesa

Coordenadores: Paulo Kuhlman e Augusto Wagner

Ementa: O Grupo de Trabalho “Segurança e Defesa” busca reunir pesquisadores que compartilhem da agenda de pesquisa sobre segurança internacional e defesa nacional. Eventos como o fim do período bipolar da guerra fria, a emergência do terrorismo transnacional e a transformação do tipo dos conflitos e do treinamento e organização das forças armadas no mundo contemporâneo são alguns fatos que chamam atenção para a necessidade de se desenvolver teórica e empiricamente os estudos de defesa e segurança internacional no Brasil. Ademais, tendo esta temática ressurgido no debate público nacional, se faz necessário fomentar o debate acadêmico e o conhecimento científico sobre esses campos de saber. No grupo de trabalho em apreço, tem-se por foco análises sobre teorias de segurança internacional e defesa, Novas Gerações de Conflito e Guerra Irregular, transformação do papel das forças armadas, segurança regional, instituições/organizações de segurança, geopolítica, estudos estratégicos e economia de defesa.

7. Marketing Político, Comportamento eleitoral Eleitoral e Opinião Pública

Coordenadores: Erinaldo Ferreira do Carmo / Marconi Aurélio e Silva

Ementa: O grupo de trabalho Marketing político, comportamento eleitoral e opinião pública é um espaço voltado à promoção e debate de pesquisas acadêmicas sobre campanhas políticas e eleitorais e sua relação com o comportamento do eleitor, bem como sobre a relação entre comunicação e política. Serão considerados os trabalhos que abordem o tema e relacionem seus efeitos na conjuntura política local, regional ou nacional, considerando experiências analisadas a partir da observação: do uso das mídias (impressas, digitais ou audiovisuais) na comunicação política; da cobertura realizada pelo jornalismo político; das estratégias utilizadas pelo marketing político; da atuação dos institutos de pesquisa; e, das campanhas partidárias, eleitorais e governamentais propriamente ditas.

8. Métodos em Ciência Política e Relações Internacionais

Coordenadores: Liliana Froio e Dalson Brito

Ementa: O principal objetivo do grupo de trabalho é incentivar o debate sobre métodos e técnicas disponíveis na produção de pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais. Convidamos pesquisadores interessados em discutir as diferentes possibilidades epistemológicas, ontológicas e metodológicas de ambas as áreas a submeterem seus papers. Trabalhos sobre as potencialidades e limites dos diversos procedimentos de pesquisa, técnicas quantitativas e qualitativas, métodos mistos, teoria dos jogos, estatística Bayesiana, simulação computacional, utilização de softwares, desenho de pesquisa, entre outros são alguns dos temas de interesse.